quarta-feira, junho 04, 2008

1,99 - Um supermercado que vende palavras


Quantas palavras você poderia comprar em um dia? De um lado, um seleto grupo de pessoas que pode entrar em um lugar limpo e alvo que vende palavras pela bagatela de 1,99. Do outro, pessoas confusas que andam desconexamente em meio a pneus velhos enquanto celulares tocam para transmitir notícias.

Falta do que dizer, incoerência, desilusão? O que te levaria a comprar algumas palavras? Por que você as compraria? Um lugar simples, do qual ninguém consegue sair. Imagine neste lugar, caminhando juntos: o desejo, a angústia, e a compulsão pelo ato da compra. Quem você acompanharia? Por quê?

Melhor cena: Dois rapazes indecisos sobre qual palavra comprar, e, após pegar algumas delas e em seguida devolvê-las para a prateleira, eles optam por 'levar' a palavra: Único. Só que logo em seguida o rapaz das prateleiras vem e coloca uma outra caixinha vendendo a mesma coisa, que neste caso, não era única, pois não se tratava de nada mais que uma simples palavra sem significado de contexto.

Sem diálogos, olhares, sorrisos e destemperos guiam a trama. Por incrível que pareça, este filme existe para ser comprado pela singela bagatela de 29,90. Acredito que fazer filme independente no Brasil atualmente não seja lá uma tarefa das mais fáceis. Mas eu não sou tão cult ao ponto de considerar este filme bom. Na verdade 1h10m olhando para um cenário onde todos os atendetes, paredes e caixas são brancas me deixou um pouquinho enjoado. Não sei, mas definitivamente minha mente não conseguiu acompanhar muito bem o enredo deste filme. O mais legal do filme é o título. Confesso que baixei-o somente por causa do título. Mas não foi algo que me apeteceu as idéias.

Ofertas do dia: Nokia N-95, DVDs, PlayStation3, Nintendo Wii.