quinta-feira, novembro 13, 2008

AMD anuncia passagem para os 32 nanos


Há poucas semanas do lançamento dos primeiros processadores de 45nm, a AMD já está trabalhando no futuro e, respaldada pelos investimentos massivos da Abu Dhabi, a companhia pretende se colocar no mesmo nível da Intel em tecnologia de fabricação no final de 2009 com a produção massiva de chips fabricados em 32nm na sua planta de Dresden.

A “The Foundry Company”, a nova empresa surgida pela divisão da AMD, gerenciará a partir de janeiro de 2009 a fabricação e a ampliação das fábricas alemãs, que se transformarão num dos pólos industriais mais avançados do mundo com uma capacidade de produção de 50.000 waffers mensais.

Na conferencia de Munique, onde foram anunciados os planos oficias para a passagem aos 32 nanômetros, os executivos da AMD garantiram que as fábricas de Dresden serão competitivas com as mais baratas em mão de obra localizadas na Ásia pelo seu “grau de automatização, engenharia e pela fiabilidade dos equipamentos”.

Os chips gráficos ATI também serão fabricados em Dresden, potencializando a famosa série atual com 55 nm, e avançando até as GPUs de 40 nanômetros no futuro.

Um futuro que na Intel tem tons de rosa depois dos últimos resultados referentes, as suas quotas de mercado e da chegada dos Core i7. Esta plataforma deverá conhecer a passagem para o processo de fabricação de 32 nanômetros até o final de 2009. O terceiro concorrente, a TSMC, talvez faça isso antes, segundo anunciaram. Não será fácil para a AMD, mas os novos investimentos conferem a companhia potencial para que ela possa se transformar numa alternativa necessária para o mercado e para os consumidores.

Fonte: TheInquirer