quarta-feira, maio 20, 2009

Nvidia na onda dos Netbooks

Em 2007 a Asus soltou o seu primeiro "Netbook" intitulado de EeePC. Pra se ter uma idéia, era difícil imaginar um computador pessoal com uma tela pequena, com um teclado desconfortável, pouco espaço de armazenamento no disco rígido e pásmem, nenhuma unidade de CD/DVD. Era difícil imaginar utilizar um destes computadores se não fosse com o pensamento focado na WEB.

Fato que fez com que os primeiros compradores do produto ficassem decepcionados com a nova "aquisição", visto que o computador era realmente bem inferior aos chamados computadores pessoais (notebooks). Alguns dos compradores ainda relataram que queriam realmente um computador de qualidade inferior, mas não com uma qualidade tão inferior quanto a apresentada pelos Netbooks.

Mas, mesmo em meio as reclamações de alguns consumidores e, contrariando as espectativas, o EeePC vendeu 1 milhão de unidades em seu primeiro ano. O que fez com que praticamente todos os fabricantes de computadores aderissem a nova onda, criando, a partir daí, seus próprios modelos de computadores pessoais de baixo custo.

Posteriormente, a Intel, gigante de processares, criou a plataforma Atom, visando estes modelos de aparelhos. Porém, a qualidade do Atom não é nada se comparada aos outros processadores da empresa, que podem ser encontrados facilmente em vários modelos de notebooks. Pra se ter uma idéia, é praticamente impossível rodar um vídeo em alta definição em um netbook equipado com o processaros Intel Atom.

A AMD também anunciou a criação de processadores visando o mercado de netbooks, o Neo. Aguardamos para ver o que a AMD irá nos apresentar neste quesito.

E mais recentemente, visando estes portáteis, a Nvidia criou o processador gráfico chamado de Ion. Este chip acabará tirando um pouco da responsabilidade dos chips Intel Atom - dominantes entre os netbooks - ao se encarregar do processamento de vídeos e gráficos complexos.

Drew Henry, gerente de computação móvel da Nvidia, aconselha a quem pretende adquirir um netbook, que aguarde um pouquinho. "A Ion estará presente tanto em netbooks como em notebooks e desktops de baixo consumo de energia. É uma GPU de ampla capacidade e oferecerá aos usuários uma experiência completa, de computação real, em todos os equipamentos", disse.

Ainda segundo o executivo, não devemos temer um impacto significativo no custo dos equipamentos. O primeiro computador equipado com o Ion - o desktop de baixo custo AspireRevo, fabricado pela Acer - começa a ser vendido em julho e a expectativa de preço é de US$ 300.

Alguns especialistas afirmam que os netbooks serão os notebooks do futuro, por questões de portabilidade. São compactos e mais fáceis de se carregar, e mais leves que os notebooks.

Podem até não suprir todas as nossas necessidades (ainda). Mas acredito que num futuro não muito distante, poremos esperar grandes melhorias nestes equipamentos pequininos e que tendem a se tornar em grandes companheiros em nosso dia-a-dia.

---

Para não ficar nada muito no ar, assistam abaixo a demonstração feita pela revista portuguesa Exame Informática em uma demonstração de como o Ion irá revolucionar os vídeos em alta definição nos netbooks.