
A idéia do documentário é basicamente que os maias tinham um calendário muito mais completo, preciso e holístico que o nosso, e que eles conseguiram prever vários acontecimentos tais como a chegada do homem branco Hernán Cortes (conquistou o centro da região atual do México) em 8 de novembro de 1519. E este mesmo calendário Maia, prevê que no solstício de 21 de dezembro de 2012, algo tão grave acontecerá que o mundo como o conhecemos hoje não existirá mais. Mas isso não quer dizer que o mundo de fato irá acabar, talvez seja um grande acontecimento que mudará completamente o mundo, quem sabe invasões alienígenas (sim, isso é uma brincadeira, sem dúvida).
É sabido que no solstício desta data, a Terra estará alinhada com o Sol e com a Via Láctea, e sabe-se que no centro de nossa galáxia existe um tremendo buraco negro. E, baseados em Einstein e em alguns conhecimentos astronômicos, estudiosos dizem que o alinhamento com o buraco negro irá fazer com que o campo magnético do nosso planeta, algo que acontece periodicamente, desencadeará efeitos como tsunamis, terremotos, explosões vulcânicas etc.
Outras profecias
No documentário eles ainda fazem relações com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.
Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Parece que estes profetas medievais (existiam vários "Merlin"), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colônia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que haverá uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.
Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.
Discutiram também um projeto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projeto prevê um acontecimento global para 2012.
Tudo isto leva a crer são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante. Mas ainda acredito na destorção de alguns fatos para fazer com que a venda do documentário seja melhor do que a esperada.
E agora, estreiando em novembro de 2009, ainda na onda da profecia dos Maias, mais um novo filme de Hollywood pra explorar o medo que assola várias pessoas. Pelo trailer o filme parece ser interessante, mas, trailer geralmente é bom, e os filmes é que deixam a desejar.
Mas no meio desse monte de desastres e assuntos interessante e previsões/profecias/sei-lá-mais-o-que, volto aqui para comentar algo no início de 2013. ;)
Abraço à todos
Bibliografia: Ciência Hoje