terça-feira, julho 28, 2009

Cadê a porta do meu carro?



O que você imagina quando vê a imagem acima? Uma nova forma de assalto, na qual assaltantes bem equipados removem as portas do veículo? Nada disso, trata-se de um engenhoso sistema de abertura de portas patenteado pela firma JATECH, LLC. As portas são painéis deslizantes que se alojam debaixo do piso do veículo, dentro de um alojamento próprio.

Por mais que você possa achar que é algo inovador, na verdade o conceito já vem sendo utilizado há anos em edifícios. O mérito dos criadores, na verdade foi ter adaptado o invento de forma que a tal "porta mágica" possa ser adaptada a qualquer tipo de veículo, e o melhor, de um modo elegante e funcional. Foram necessárias algumas alterações estruturais no carro, para que os painéis pudessem ser alojados debaixo do veículo, e, juntamete com isso, um reforno no chassi do veículo.




Qual seria a utilidade dessa "geringonça"? Imagine que acabariam-se os problemas das portas amassadas nos supermercados, quando o cara do carro ao lado para o carro colado ao seu, e, ao abrir a porta, mais um novo arranhão ou amassado para você consertar. Poderíamos pensar também que seria mais fácil remover vítimas de acidentes, quando estes ocorrerem. Pois, já pensando justamente neste fato dos acidentes as portas são equipadas com um sensor, semelhante aos dos airbags, que detectam o choque e soltam os fechos das portas numa fração de segundo. Depois torna-se apenas necessário puxá-las para fora.

Ou poderíamos pensar também nos dias chuvosos, você deve estar se perguntando será que os passageiros não levariam um banho e o interior do automóvel ficaria inundado? Segundo os inventores, a resposta é: De modo algum. Pois a abertura/fechamento das portas é muito rápido e você também pode sair e entrar no automóvel com o guarda-chuva aberto.

O conceito é simples e pode ser adaptado aos veículos de duas, três, quatro ou cinco portas na condição de possuírem uma plataforma adequada. O conceito tem futuro e já foi testado em veículos Ford com bons resultados. Espera-se que os fabricantes de automóveis o adotem, mesmo sabendo, que, para isso, será necessário reformular os chassis dos seus modelos.

Vejam abaixo, um vídeo que demonstra o funcionamento das "portas mágicas":